domingo, 19 de maio de 2013

como modelar uma geladeira/refrigerador no blender part 1

Olá pessoal,esse é o meu primeiro post e  hoje vou ensinar como modelar uma geladeira.
primeiramente eu gosto de usar medidas exatas para modelar,pelo menos no tamanho.Nos detalhes não é tão importante assim.desde que esteja nas mesmas proporção esta ótimo!

 -Para usar medidas em metros no blender é preciso ativar a opção metric , que fica no menu scene.
 - adicione um cubo e pressione tab para entrar no edit mode. pressione 'n',na janela que abrir clique na opção edge length para exibir o tamanho das medidas.
3°- agora saia do edit mode, pressione S+Z+0.95 , depois S+X+0.35 , depois S+Y+0.40.
agora eu vou explicar esses valores.

S - Para  escalar.
X,Y ou Z depois do 's' serve para especificar qual eixo você quer.
Já esses números  é uma multiplicação.Por exemplo, o cubo tinha o tamanho de 2 metros em cada lado,então.

2 metros vezes 0.95 metros igual a 1.90 metros.
2 metros vezes 0.35 metros igual a 0.70 metros (ou 70 centímetros)
2 metros vezes 0.40 metros igual a 0.80 metros (ou 80 centímetros)

simples assim! Perceba que no menu(n) transform/dimensions esta os valores que estamos falando.
não é tão importante que você use a escala dessa forma .É só para mostrar como funciona mesmo.
agora você de ter uma ima imagem parecida essa
é importante que você salve seu projeto (ctrl+s para salvar , escolha no nome e pronto) para evitar uma perda de arquivo,caso aconteça algum erro.

E então vamos para o passo 3

3°- pressione '1' para ir na visão da frente do refrigerador,depois ctrl+r para cortar.Leve o mouse na parte de cima do refrigerador  e dê um clique com o botão esquerdo do mouse,e outro com o botão direito

-Pressione 'z' para entrar no modo wire e selecione os dois vertices com a tecla 'b'.
no modo wire quando selecionamos os vertices da frente ele pega os de trás também.
Já no modo sólido é preciso desabilitar a opção 'limit selection to visible',para obter  o mesmo efeito.

5°-Vá em 'object Modfiers' e adicione Mirror, depois clique em Clipping.
Ainda na visão front,faça outro corte mais dessa vez leve ele até o lado esquerdo totalmente até aparecer 0 no canto das medidas.depois pressione g+x+0.10.
g para mover, x indica o lado x , 0.10 significa que ele vai andar dez centímetros.
dica:Como 0 não é nada você pode colocar apenas .10 (ponto dez)
 dica:no blender só marca metros, então se você for colocar centímetros tem que converter em metros.é muito fácil.
ex:0.00 antes do ponto é metro,depois centímetro.Eu já me acostumei tanto que não percebo quando faço isso!
-agora pressione 7 e depois 'b'  selecione dois vétices de baixo,agora  pressione G+Y+0.05 (para mover  esses vétices cinco centímetros)
Para acelerar o processo vou colocar apenas as fotos,já que será apenas cortes,todos na visão front.



agora de lado.

Pressione ctrl+3, e faça os seguintes cortes.

-aproveitando a visão, use 'b' para selecionar esse vértices e apagar.


- agora um extrude
só faltou um detalhe 



9°- agora vamos fazer uma escala

primeiro selecione esse vértice mostrado na foto e pressione shift+s ,e clique na opção 'cursor to selected'
depois selecione os três vértices mostrados na foto e finalmente , escala neles!

em breve eu vou postar  a part 2






1 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

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